domingo, 26 de abril de 2015

Faça você mesma: como forrar com tecido caixa de MDF

Helouu! Hoje vim mostrar como se forra com tecido caixa de MDF de um jeitinho bem fácil! Simbora?

Primeiro vamos precisar de:

  • cola branca PVA 
  • tesoura para tecido
  • tesoura para papel
  • tinta branca para artesanato 
  • rolinho médio
  • pincel de cerdas macias
  • termolina
  • três recipientes para usar a cola, a tinta e água.
  • papel cartão ou papel vergê 
  • dois tecidos de sua preferência 
  • lixa 180 ou 220
  • e o mais importante: uma caixinha de MDF de sua preferência também
Eu escolhi esse caixinha de 14x14



Depois de ter tudo isso vamos aos trabalhos!

1. Primeiro vai ser preciso cortar o papel cartão ou o papel vergê com as medidas de dentro da caixa e da tampa; eu usei o papel vergê (é um papel durinho bem bonito) porque era a única coisa que eu tinha em casa haha. Mas eu aconselho usar papel cartão porque ele não dobra com tanta facilidade quando usamos a cola.

e ah: só vamos colocar essas forminhas aí dentro depois, viu? Só cortei primeiro para deixar guardadinho.


 2. Vamos precisar pintar a caixinha com a tinta escolhida. A tinta que eu escolhi foi da Acrilex, tinta branca fosca para artesanato. Eu acho muito importante passar uma demão só para acabamento, se você acabar deixando um pedaço sem cobrir, não fica aquele troço feio marrom, né? E também para o tecido se for claro, não fica manchado por conta do tom da caixa. Uma demão para mim foi suficiente porque não é necessário caprichar tanto pra ficar tão uniforme (já que o tecido vai por cima)


Eu deixei mais ou menos uns 15 minutos secando e como o tempo tava nublado no dia, usei o secador para dar uma ajudinha no processo :P 


3. Agora vai ser preciso lixar a caixinha! A textura do MDF é um pouco áspera, e com a tinta fiquei com a sensação que ficou pior ainda! Lixar fez com que ele ficasse bem lisinho e um toque meio aveludado, gostei muito dessa parte!



4. Após lixar vem a parte mais gostosa do processo! Cortar o tecido e colá-lo na caixinha!
Eu não me lembro exatamente as medidas que eu cortei o tecido mas eu deixei mais ou menos o suficiente para que, quando eu dobrasse o tecido para dentro, sobrasse pelo menos 2cm (isso vai ajudar muito na hora do acabamento!)

 Primeiro eu colei a parte de baixo porque aí dá mais segurança para fazer o resto das coisas. Eu passei a cola com o pincel e depois para deixar bem uniforme, usei o rolinho! Ele meio que tira o excesso de cola que fica. Eu usei a mão mesmo pra deixar tudo certinho depois de colado, algumas pessoas usam régua ou uma espátula pra não deixar criar bolhas ou alguma superfície estranha. 

Também uma coisa MUUUITO importante: façam sempre primeiro os mesmos lados, viu? Nunca façam de um lado diferente porque depois vai dar diferença no acabamento. 

Viu como eu falei que era preciso deixar esse centímetros a mais no tecido? Ele ajuda bastante no acabamento mais tarde, cês vão entender.



Essa parte é MUITO MUITO importante pra deixar a caixinha bem feita! Na hora de colar essas laterais, eu dobrei as pequenas partes para dentro (tentem deixar pelo menos 1cm para fazer isso!) Eu dobrei em todos os lados e ficou com esse acabamento gracinha! 

 Eu passei um pouquito de cola nesses lados, colei e depois eu puxei o lado grandão para ser colado. O lado grande também vai ter esse pedacinho sobrando, daí a gente dobra um pouquinho e fica com esse acabamento lindo, digno de fábrica!

Lá embaixo na parte da tampa, eu mostro como faz esse pedaço do pano ficar sobrando. É bem fácil, é só ter muita paciência e carinho : )










Olha aí como fica lindo!











5. Agora vamos voltar para o papel cartão/vergê e forra-los com tecido!

Uma dica muito importante: não passem muita cola se for o tecido for escuro porque irá manchar! E também se você fizer em um papel muito fino, isso irá comprometer a qualidade do quadradinho: ele poderá ficar torto, amassado e aí na hora de encaixá-lo na caixa vai ser difícil. 


6. Depois de feito tudo isso, é hora de colar no fundo da caixa! Vai ficar assim:

Lembra que eu disse sobre não passar muita cola no tecido escuro? Ficou com essas manchinhas de cola aí : (



7. Agora vamos fazer toooodo o mesmo processo na tampa da caixa!

Aqui tá bem mais explicado sobre como cortar o tecido pra ficar com aquela dobrinha pra dentro! Façam esses quadradinhos (se eu não me engano foi de 4x4 nesse) e deixem um pedacinho a mais, não cortem tão em cima da tampa porque aí não vai dar pra fazer esse acabamento.


8. Depois vai ser o mesmo processo do papel vergê/cartão e voilá, sua caixinha está pronta!



Linda, né? Para finalizar a caixinha, eu usei a Termolina para dar uma permeabilizada na caixinha.

Essa caixinha é meu maior orgulho! hahaha
Espero que tenham gostado!



Desculpem o post longo mas não fazia ideia de como resumir a explicação hahahaha
Beijos  <3

6 comentários:

  1. Queria eu ter habilidades assim pra fazer 'DIY' hahha
    a caixa ficou uma gracinha <3

    ResponderExcluir
  2. Lívia, que lindeza! Amei os tecidos que você escolheu para a caixinha, super fofos!

    http://naomemandeflores.com

    ResponderExcluir
  3. que graça que ficou, menina ^^! E tenho esse tecidinho verde de bolinhas também xD!

    ResponderExcluir
  4. Olá olá em relação à capa é simples um lado é cosido e no outro lado as pontas têm um íman por dentro... ao correr da zona que dobra está lá a espécie de um tecido com ferro para pegar ;) se não perceberes manda-me um e-mai que depois mando-te as fotos

    ResponderExcluir
  5. olá!! cheguei aqui pelo seu comentário no meu blog. obrigada!! :D
    que lindas as coisas que você faz!! já tentei encapar uma caixa e o resultado não ficou nada bom... acho que sou meio desajeitada. hehehe
    ah, respondi sua pergunta das violetas lá no meu blog! não sei se ajudei muito, mas...
    um grande beijo!!!

    ResponderExcluir