domingo, 29 de março de 2015

Leituras de março

Oi, gente! Aproveitando que esse é o último domingo do mês, vim aqui pra falar sobre minhas leituras de março! Foi um mês bastante produtivo, apesar da depressão pós livro que tive nessa última semana: fiquei um dia sofrendo tentando superar o final de um livro. Acontece, né? Mas vamos ao que interessa! :)

AS VANTAGENS DE SER INVISÍVEL

O livro é composto por cartas que o Charlie escreve a um amigo (que não é identificado) sobre sua vida, indo à escola depois de muio tempo, conhecendo pessoas e amores novos, situações engraçadas que todo adolescente passa ao descobrir um mundo diferente. Eu já tinha visto o filme, que por sinal marcou um momento de transição especial da minha vida, e minha amiga me emprestou porque falou que eu ia amar lê-lo. E não é que ela acertou? Devorei em uns 3 dias. A gente se sente realmente amiga do Charlie, sentimos as dores e inseguranças dele como se estivéssemos lá ao lado. A única coisa que eu senti de ruim mesmo em relação à história foi a diferença entre o livro e o filme. Acho que essa foi uma das poucas vezes em que eu preferi o desenrolar do filme! 
Aliás, o filme retratou melhor a depressão do Charlie melhor que o livro. Às vezes até ficava pensando: se eu tivesse lido primeiro o livro, iria demorar muito pra eu sacar que ele tinha problemas. Achei que o livro deixou tudo muito implícito, muito "será se?" e quando chega ao final, você continua com essa sensação hahaha
Mas eu adorei, gostei muito da levada do livro, é bem tranquilo, ótimo pra passar o tempo e desejar de tantos amigos legais como o Charlie teve a sorte de encontrar. E também refletir sobre como cada um tem sua forma de sofrer e lidar com as coisas da vida.
Recomendo muito a todos :)



A MULHER DO VIAJANTE NO TEMPO

GENTE, esse livro ó: <3 
A história é sobre Henry e Clare. Henry viaja no tempo sem conseguir controlar quando e para onde. Eu tentei escrever aqui alguma coisa que não fosse confusa mas foi impossível. Apenas falarei que: Clare conhece Henry pela primeira com 6 anos enquanto ele tem unss 40 e poucos anos. Mas esse Henry é o Henry do futuro. O Henry do passado não conhece ainda Clare. Ele só vai conhecê-la com 28 anos. Mas ela já o conhece porque desde pequena eles se encontram. Pera, bugou a cabeça né? hahahaha 
A história é linda, o amor deles é lindo e verdadeiro. Apesar das viagens loucas que ele faz, principalmente em momentos importantes e estressantes da vida dele, Clare tenta levar uma vida normal. É incrível acompanhar o crescimento dela e dele juntos. Eu me senti realmente como uma observadora de todos os momentos, tipo um anjinho que fica olhando tudo acontecer. Eu me senti muito dentro da história. Sofri e ri muito também com eles. Quando eu terminei, gente.... foi uma tristeza fortchi. O livro é muito denso e longo, então acabei sentindo muito tudo o que acontecia. Mas já superei e tô aqui pra falar: LEIAM mas saibam que ele é confuso no começo, vai cansar às vezes mas o final é surpreendente lindo e triste. Vale a pena demais.


O HOBBIT

Então, vou confessar que eu li esse livro empurrando com a barriga. Não é lá muuuito o meu estilo mas quis ver de qualé. A escrita do Tolkien é MUITO boa, eu amei ler todas as palavrinhas bem colocadas por ele. Tem uma linguagem fácil (foi escrito para crianças né), apesar de que também é muito detalhista. Querendo ou não, a gente vai criando o cenário perfeitamente com o que ele fala. 
Mas eu achei esse livro muito superestimado, talvez porque não é bem o tipo de autor que eu leria sempre ou o estilo também, sei lá. Não achei isso tudo. É legalzinho? É. Só que o final deixa a desejar demaaaaais, terminei e fiquei: é só isso mesmo? cadê o resto, Tolkien?. 
Nem sei o que escrever mais sobre ele, foi tipo a decepção do mês de março. Mas vida que segue, tem outros livros hahaha


A VIDA DO LIVREIRO A.J.FIRKY

Olha, o livro é bom. E só. Talvez o que eu mais gostei foi de ficar pegando nele (ele é todo molezinho, as folhas são macias e bonitas e ai). A história em si é muito gostosa de ler, confesso mas ela acontecia tão rápida, gente! eu ficava "calma, mas isso aconteceu já e aquela coisa que ainda tava acontecendo, calma gente, não é bem assim" hahhaha sério, gente, uma hora era uma época e na outra folha era outra totalmente diferente. Fiquei MUITAS vezes perdida voltando as páginas pra lembrar de alguma coisa. E eu confesso também que é porque eu sou desatenta e leio muito rápido, mas mesmo assim: desesperador. 
O livro gira em torno da livraria do A.J. FIRKY (duh), e como a vida dele muda totalmente de rumo depois que um livro precioso dele é roubado e dias depois uma coisa é deixada dentro de sua livraria. Aí a história deslancha num piscar de olhos. O livro é bem fininho e tem uma leitura gostosa. Recomendo muito (mesmo que tudo aconteça tão rápido que você nem consegue acompanhar) :)


VIAGEM À PALESTINA: PRISÃO A CÉU ABERTO

E por fim, o melhor livro de março e talvez do meu ano de leitura. Esse livro me quebrou as pernas, os braços, a mente e o coração. Adriana Mabilia é uma jornalista que viaja SOZINHA para a Palestina a fim de coletar dados sobre o papel das mulheres palestinas na ocupação. Desde o começo é um clima de tensidão, desde a entrada até o último dia que ela ficou lá. São relatos cruéis e tristes sobre a realidade de uma população que está sendo dizimada e a comunidade internacional não faz porra nenhuma. Mas ao mesmo tempo, dá uma esperança no peito enorme porque ela traz relatos de pessoas (principalmente mulheres) que estão lutando para a libertação da Palestina. Lutando PACIFICAMENTE, como Gandhi e Mandela. É triste saber que metade da população internacional acha que Israel é quem vem sendo atacado e privado de seus direitos dia após dia. E o livro mostra que é totalmente ao contrário. Claro, o povo de Israel é também um povo sofrido (dados históricos vindo da Segunda Guerra que o digam) mas é um povo, ou melhor dizendo, um Estado apoiado pelos Estados Unidos. Um Estado que possui uma tecnologia militar absurda enquanto a Palestina sequer tem um exército direito, o Hamas infelizmente é a única força que eles possuem e mesmo assim não adianta de nada.
Quem quiser mesmo saber o lado da Palestina, leia esse livro. É um livro triste e real porém que vai fazer com que reflita tudo o que você escuta e vê na mídia. 


É isso, gente! Tô lendo agora A Insustentável Leveza do Ser então acho melhor deixar pra abril mesmo né? hahaha
beijo e boa semana a todos <3

6 comentários:

  1. Gente, essa capa de O Hobbit é linda! Mas não é o tipo de leitura que eu curto também... Amei essa indicação do Viagem à Palestina, parece ser lindo (e triste e emocionante ao mesmo tempo).

    http://naomemandeflores.com

    ResponderExcluir
  2. Já li As Vantagens de Ser Invisível e A Mulher do Viajante do Tempo e amei os dois <3

    Estou te seguindo aqui!

    Beijos

    http://www.abortoliterario.com/

    ResponderExcluir
  3. Não li nenhum desses, mas com certeza ainda vou ler O Hobbit e A Vida do Livreiro. :)

    http://critiquinha.com/

    ResponderExcluir
  4. Viagem à Palestina só pelo título me chama atenção e parece ser bom mesmo, ainda mais depois de ler toda sua descrição, vontade de devorar o livro agora mesmo!

    ResponderExcluir
  5. Oi Lívia! Adoro posts sobre leituras. Deixasse um comentário lá no meu blog perguntando se gostei de Fangirl. No geral, foi um bom livro sim. Eu escrevi até uma resenha sobre. Acho que fiquei com muitas expectativas depois de ler Eleanor e Park, e achei Fangirl um pouquinho morgado em algumas partes. Ainda não li nenhum dos livros aí do teu post. Tenho "As vantagens de ser invisível" mas ainda não comecei. Queria tanto conseguir ler mais de um livro por mês, mas perco muito tempo entre trabalhar e procrastinar. hahahaha

    Beijo! :)

    ResponderExcluir
  6. Olá Lívia,
    Nossa, adorei suas leituras, bem diversificadas.
    Já tinha lido "A vida do Livreiro A.J. FIRKY" e achei um livro tão singelo e delicado, mas ao mesmo tempo bem como você falou mesmo.
    E estou numa dúvida danada se leio ou não Hobbit, tenho uma certa preguiça, mas Tolkien é Tolkien né? rsrs
    Beijos
    http://incentivocriativo.com/

    ResponderExcluir