sábado, 31 de janeiro de 2015

Dieta equilibrada de livros

Oi, gente! Já se passaram algumas semanas desde que vim aqui falar sobre os livros que estava lendo. Eu consegui ler até agora 7 livros e os últimos foram O Diário de Anne Frank, Os Quatros Grandes da Agatha Christie e nessa última semana li Gandhi, sua vida e mensagem para o mundo do Louis Fischer. 
Eu tô tentando ao máximo diversificar nos gêneros e temas depois que li uma matéria da revista Vida Simples, escrita pela Débora Zanelato, em que ela entrevista uma socióloga que "trabalha para a conscientização da sociedade sobre a leitura como competência para entender o mundo globalizado" ouuuu seja resumindo tudo, ter uma dieta equilibrada de livros. Diversificar, mudar escritores, gêneros e até mesmo editoras. Essa matéria abriu muito minha mente porque eu sempre gostei de ler romances juvenis de no máximo 400 páginas, pelos motivos se ser uma leitura fácil, gostosa e também porque meu gênero preferido é romance romântico (ai de mim que sou romântica, Rita Lee!). Desde então tenho misturado, como a socióloga Christine Fontelles fala, o meu cardápio de leituras. Fui de relato pessoal (e põe relato pessoal nisso), romance policial, que por sinal, foi uma decepção e uma biografia incrível que só me ensinou sabedorias. É claro que eu vou continuar lendo romancezinhos de adolescentes ou de jovens adultos sem crença no amor, é claro. Mas aceito o desafio de braços abertos em diversificar minha estante, tudo para ter uma capacidade de reflexão e uma visão de mundo sofisticada - palavras dessa socióloga maravilhosa.
Ler uma biografia me fez persistir ainda mais nesse desafio porque além de ser muito cansativo, é muita informação. Por mais que você goste e queira saber sobre a pessoa, sua cabeça vai pedindo arrego suplicando o final logo, porém a sensação ao terminar é maravilhosa. Esse livro sobre o Gandhi me abriu os olhos de uma forma única, todas as sabedorias que esse velhinho passou para o mundo pude ter um pouco em minhas mãos e absorver todos os ensinamentos pra vida toda. 

Agora vou começar a ler Eleanor & Park da Rainbow Rowell e ver se é isso tudo o que todo mundo anda falando sobre :p 
O que vocês normalmente leem ou gostam de ler? 
Beijos e até a próxima.

3 comentários:

  1. Vida Simples sempre nos ensinando! <3
    Acho extremamente importante a diversificação nos gêneros de leitura. Eu tento fazer isso várias vezes, mas na maioria sempre acabo voltando para o romance rs.
    Minha ultima leitura foi ''O sal da vida'', uma leitura leve e que nos ensina muitas coisas boas da vida.

    Estou adorando seu blog. Obrigada pela visita!
    Beijos e sorrisos

    ResponderExcluir
  2. Oi Lívia! Eu gosto de dar uma diversificada também, sai da "zona de conforto" da leitura. A gente acaba descobrindo novos autores e novas histórias maravilhosas, é ótimo!

    http://naomemandeflores.com

    ResponderExcluir
  3. É sempre bom diversificar, né? Faz a gente ampliar os horizontes e apreciar ainda mais a infinidade da leitura. Espero que você esteja gostando!

    Também tenho muita vontade de ler Anne Frank ♥

    ResponderExcluir